Simpósio Temático 031 “Direitos Humanos: desafios contemporâneos envolvendo gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças” do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10

Convidamos a tod@s para se inscreverem no Simpósio Temático 031 “Direitos Humanos: desafios contemporâneos envolvendo gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças” do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Florianópolis, 16 a 20/09 de setembro de 2013). Vejam abaixo a descrição do simpósio.

Resumo: Ao longo do último século, cada vez mais diversos movimentos sociais e políticos, dentro, fora e entre os Estados nacionais têm utilizado a linguagem dos direitos humanos para expressar suas demandas e dar a elas legitimidade. Contudo, o significado dos direitos humanos e sua história são objetos de intensa controvérsia, entre atores, e entre analistas políticos e sociais. O objetivo desse Seminário Temático é fomentar a interlocução e incentivar reflexões interdisciplinares sobre os direitos humanos.
Com esse objetivo o debate vai privilegiar três eixos:
1. Uma crítica à “história oficial” dos Direitos Humanos na perspectiva de saberes contra-hegemônicos como os feministas, queer, pós/des-coloniais, destacando o papel das lutas de mulheres, não-brancos, não ocidentais, anti-racistas, etc em sua criação e desenvolvimento desde fins do século XVIII;
2. Análises sobre as relações entre os Direitos Humanos na política internacional, como política de Estado e demandas de reconhecimento envolvendo deslocamentos, relações de gênero, direitos sexuais, e outras diferenças dentro e fora das fronteiras nacionais. Essa tarefa envolve as diversas ciências sociais, inclui olhares sobre atores domésticos, internacionais e transnacionais, e dialoga com temas como segurança, justiça e democracia;
3. Por fim, propomos análises críticas do processo de institucionalização dos direitos humanos no Brasil, em especial no que toca ao conteúdo das agendas de Estado e dos movimentos sociais em contraste com alternativas e demandas não-privilegiadas nos canais oficiais de negociação política e implementação prática de direitos. Quais problemáticas de gênero, sexualidade e de relações étnico-raciais são privilegiadas e com quais conseqüências sociais, políticas e institucionais?
Coordenadoras/es: RICHARD MISKOLCI (Sociologia – UFSCar) e ROSSANA ROCHA REIS (Ciência Política – USP)
O site do Fazengo Gênero é o http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/
Anuncios

0 Responses to “Simpósio Temático 031 “Direitos Humanos: desafios contemporâneos envolvendo gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças” do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10”



  1. Dejar un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




Contáctanos

sjlatinoamerica@gmail.com

Escribe tu dirección de correo electrónico para suscribirte a este blog, y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo.

Únete a otros 3.694 seguidores

Sígueme en Twitter


A %d blogueros les gusta esto: