Seminário Internacional: Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente

cartaz- uspEstão abertas as inscrições para o Seminário Internacional “Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente”, que faz parte das conferências internacionais anuais da Universidade de São Paulo na área de humanidades.

O Seminário está dividido em duas fases:

A primeira, Seminário Interinstitucional de Antropologia e História “Das Emancipações ao Pós-Emancipação: Novas Pesquisas”

No dia 12 de agosto de 2013, na sala 114 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais e no Anfiteatro de História da USP.

O objetivo do seminário é estimular o diálogo e o debate acadêmico entre estudantes de pós-graduação e professores dos departamentos de Antropologia e de História da USP, do Museu Nacional (Rio de Janeiro), do Departamento de História da UFRJ e da Universidade de Michigan (EUA).

A segunda, Seminário Internacional “Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente”

Entre os dias 28 a 30 de outubro de 2013, também no campus Butantã, em São Paulo, SP.

Colaborando para um balanço dos 150 anos da Proclamação da Emancipação norte-americana e dos 125 anos da Lei Áurea no Brasil, a Universidade de São Paulo promove este simpósio que objetiva colocar em pauta o problema das emancipações da escravidão nas Américas e suas consequências. Tão estratégica quanto a montagem do sistema escravista, os processos de emancipação nas Américas refletiram conjuntos de processos históricos de larga amplitude, os quais recolocaram a questão do trabalho, do lugar social dos africanos e afrodescendentes nas sociedades sem escravidão e o problema da raça e da mestiçagem nos quadros dos emergentes estados nacionais e de uma ciência comprometida com a construção de sistemas de classificação e exclusão. Sublinha-se igualmente o papel das relações de gênero como condicionantes das experiências históricas de homens e mulheres nos limiares da emancipação. Tais processos conectaram de maneira inesperada não apenas as diferentes sociedades americanas entre si, mas também reconfiguraram as relações destas com diferentes países europeus e regiões africanas, justificando a circulação de um amplo leque de projetos políticos, empreendimentos econômicos, narrativas científicas/cientificizantes, formas de representação visual, entre outros registros. Tais questões chegaram à atualidade na forma de grandes debates que entrelaçam as questões da inclusão nas sociedades contemporâneas, à formação e desenvolvimento dos estados nacionais africanos e aos grandes desafios da superação do racismo e implementação dos direitos humanos em termos de saúde, educação e cidadania.

Visite o site do Seminário, consulte a programação e as datas de sua preferência e garanta já a sua inscrição, que é gratuita.

Emancipaçãoes

Anuncios

0 Responses to “Seminário Internacional: Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente”



  1. Dejar un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




Contáctanos

sjlatinoamerica@gmail.com

Escribe tu dirección de correo electrónico para suscribirte a este blog, y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo.

Únete a otros 3.866 seguidores

Sígueme en Twitter


A %d blogueros les gusta esto: