IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos “América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos”

As IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos, serão realizadas numa instituição que tem grande afinidade com seu espírito: a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu/Brasil, 27 a 29 de novembro de 2014.

Reunindo a tradição de temáticas debatidas nas Jornadas anteriores e a vocação da UNILA, propõe-se como tema central América Latina: lutas e debates por uma integração dos povos. De acoro com três eixos:

  1. A atuação dos movimentos sociais, sindicatos e da cidadania em geral em defesa de uma “outra” integração latino-americana, com maior preocupação social e participação cidadã. Organizações e ativistas vêm atuando em diversos campos como a luta pela terra, emprego e condições de trabalho dignas, saúde, livre circulação humana, ecologia, a defesa dos direitos humanos e a memória em torno de suas violações, por transformações nos espaços e instituições de integração, e propondo diversas formas de articulação supranacional (como a Via Campesina ou os movimentos altermundialistas). Se a análise dos espaços e instituições “oficiais” de integração é importante, também se impõe crescentemente o estudo da atuação da cidadania supranacional dentro e fora desses espaços, pois as estratégias de ação dos movimentos sociais adotam cada vez mais uma lógica de articulação transnacional.
  2. Seguem de mãos dadas com esse debate os esforços por se pensar a América Latina “desde” a América Latina, nos diversos campos do conhecimento relacionados às ciências humanas e sociais. Debates em torno da colonialidade, da reativação da teoria crítica e propostas em torno de novos padrões de desenvolvimento (como o “bem viver”) se tornam frequentes, denotando a crescente necessidade de produção (não mais apenas reprodução) de pensamento local.
  3. Novos movimentos de protesto, organizações sociais, movimentos políticos, governos e espaços participativos se impõem como atores no cenário latino-americano desses primeiros anos do século XXI. Para que se possa pensar em integração e em novos paradigmas teórico-políticos e um novo horizonte emancipatório para a região, torna-se essencial refletir sobre problemas como: as relações entre “antigos”, “novos” e “novíssimos” movimentos sociais, e destes com os partidos; os novos governos progressistas e Estados refundados, e suas complexas relações com as organizações populares; e as possibilidades e limites na articulação entre as instituições representativas e a democracia das ruas; os novos “lugares de memória” e a (re)escrita da História na América Latina; entre outros.

Término da recepção de propostas de Simpósios: 21 de março de 2014.

Recepção de resumos de trabalhos: 1º de maio a 15 de julho de 2014.

Mais informações aqui.

Anuncios

0 Responses to “IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos “América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos””



  1. Dejar un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s




Contáctanos

sjlatinoamerica@gmail.com

Escribe tu dirección de correo electrónico para suscribirte a este blog, y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo.

Únete a otros 4.747 seguidores

Sígueme en Twitter

Anuncios

A %d blogueros les gusta esto: