Curso “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização”

Curso a distância “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização”, 2a ed., a decorrer entre 14 de setembro e 04 de dezembro de 2015, com coordenação de Cecília Macdowell Santos, professora de sociologia da Universidade de São Francisco (Califórnia, EUA), doutora em Sociologia pela Universidade da Califórnia-Berkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.

Os direitos humanos têm vindo a ocupar, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas ciências jurídicas, sociais e humanas. Nos campos da sociologia, da antropologia e da ciência política, os temas da constituição, da legalização, da mobilização e da implementação de normas e de instituições relacionadas com os direitos humanos têm sido objeto de diversos estudos teóricos e empíricos. Os processos de legalização dos direitos humanos, bem como os limites e as possibilidades desta legalização para o reconhecimento concreto, e não apenas abstrato, de sujeitos de direitos humanos são uma das principais questões objetos desses estudos. Além dos processos e das lutas em torno da legalização e da implementação das normas de direitos humanos, a mobilização social e jurídico-política dos direitos humanos, a forma como indivíduos, grupos sociais, nações e Estados se apropriam dos discursos de direitos humanos, redefinem os direitos humanos, contestam os direitos humanos, enfim, participam na construção social e jurídico-política do significado dos direitos humanos (o que são direitos humanos?) e do reconhecimento de sujeitos concretos de direitos humanos (quem são os sujeitos de direitos humanos?), são questões que cada vez mais ocupam um lugar proeminente nos estudos sociológicos, antropológicos e políticos dos direitos humanos.

Este Curso centra-se na abordagem das temáticas da legalização e da mobilização dos direitos humanos a partir de olhares interdisciplinares que incluem ferramentas teóricas e metodológicas da sociologia, da ciência política e da antropologia. Saindo do terreno estritamente jurídico que tem dominado o estudo dos direitos humanos e superando a definição legalista dos direitos humanos, serão introduzidas diferentes perspetivas teóricas e estudos de caso sobre a legalização e a mobilização dos direitos humanos.

1a Fase de Inscrição: 16 de junho a 20 de julho

Informações e inscrição aqui.

Anuncios

0 Responses to “Curso “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização””



  1. Dejar un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




Contáctanos

sjlatinoamerica@gmail.com

Escribe tu dirección de correo electrónico para suscribirte a este blog, y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo.

Únete a otros 3.921 seguidores

Sígueme en Twitter


A %d blogueros les gusta esto: