Curso “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização”

O curso “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização” é organizado pela Universidade de Coimbra e coordenado por Cecilia Madowell Santos.

“Este Curso centra-se na abordagem das temáticas da legalização e da mobilização dos direitos humanos a partir de olhares interdisciplinares que incluem ferramentas teóricas e metodológicas da sociologia, da ciência política e da antropologia. Saindo do terreno estritamente jurídico que tem dominado o estudo dos direitos humanos e superando a definição legalista dos direitos humanos, serão introduzidas diferentes perspetivas teóricas e estudos de caso sobre a legalização e a mobilização dos direitos humanos.

Ao longo do Curso, procurar-se-á dar resposta às seguintes perguntas de partida, entre outras, que possam vir a ser formuladas:

  1. Qual é a importância da legalização e da mobilização dos direitos humanos?
  2. Como devem ser abordados os processos de legalização e de mobilização dos direitos humanos? Quais são as principais características, as semelhanças e as diferenças entre as abordagens normativa, institucional, histórica, discursiva e prática dos direitos humanos?
  3. Do ponto de vista discursivo e da dinâmica das relações de poder, há alguma diferença entre a legalização e a mobilização dos direitos humanos? Todo o processo de legalização não envolve também uma mobilização dos direitos humanos? Porque é relevante fazer a distinção entre legalização e mobilização dos direitos humanos?
  4. Que atores, fatores, espaços, escalas e processos devem ser examinados nos estudos sobre legalização e mobilização dos direitos humanos?
  5. Quais são as diferenças, as especificidades e as relações entre mobilização social, jurídica e política dos direitos humanos?
  6. Onde começa e onde termina o desenho de uma determinada rede de mobilização dos direitos humanos?
  7. Qual é a terminologia mais apropriada para a identificação das “escalas” das práticas dos direitos humanos, e da relação entre tais escalas: “local, nacional, regional e global”; “local, nacional e internacional”; “entre o global e o local”; “transnacional”; “translocal”? Ou será que a noção de “escala” não serve para a compreensão das práticas dos direitos humanos?”

O curso começa em 19 de Setembro.

Prazos de Inscrição
1.ª fase
08 de julho a 15 de agosto

2.ª fase
16 de agosto a 14 de setembro

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Anuncios

0 Responses to “Curso “Práticas dos Direitos Humanos: Legalização e Mobilização””



  1. Dejar un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




Contáctanos

sjlatinoamerica@gmail.com

Escribe tu dirección de correo electrónico para suscribirte a este blog, y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo.

Únete a otros 3.866 seguidores

Sígueme en Twitter


A %d blogueros les gusta esto: